O Parque Ecológico do Lago Norte vai se tornar a primeira unidade de conservação do país 100% acessível para as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla.
Há expectativa dessa ação fazer do parque uma referência, um modelo para o restante do Brasil, pois não há o registro de Unidade de Conservação que seja planejada, tanto em infraestrutura quanto em ações, para atender a esse público específico.
Saiba Mais
O projeto vem da parceria firmada entre o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Associação Paracanoagem Brasília, publicada no Diário Oficial do DF na última terça-feira (05/5). A cooperação tem previsão de início no segundo semestre de 2020, com atividades gratuitas para reabilitação e inclusão social de pessoas com ou sem deficiência. Serão oferecidas aulas de tênis de mesa, libras, yoga, paracanoagem e hortas comunitárias. Já as obras de acessibilidade serão iniciadas em novembro deste ano, com a construção de rampas, deck flutuante e instalação de pisos táteis.
“O Brasília Ambiental além de cumprir com o seu papel na preservação da biodiversidade, está contribuindo também com esse acordo no aspecto social, com o acesso do portador de necessidades especiais, na interação com outros indivíduos e a natureza”, comemora a superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti.
Com informações da Agência Brasília