Cidades

Após atingir lotação, Hran ganhará mais 10 leitos de UTI para Covid-19

No sábado (2/5), conforme o Correio apurou, os leitos para pacientes com quadro crítico da unidade ficaram todos ocupados

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ganhará 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Conforme Correio apurou no sábado (2/5), os leitos para pacientes com quadro crítico da unidade ficaram todos ocupados. 
 
Entretanto, apesar da ocupação dos leitos de UTI do Hran, unidade considerada referência no combate à Covid-19, não há lotação do sistema na capital. De acordo com a Secretaria de Saúde, há 122 leitos de UTI para pacientes com quadro clínico considerado grave. Levantamento mais recente da pasta mostra que 50 estão ocupados. 
 
Na semana passada, a Secretaria de Saúde havia informado que trabalha para ampliar o atendimento. De acordo com a pasta, estão previstos mais 86 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar, 70 no Hospital Regional da Santa Maria, 10 no hospital de campanha da Papuda e mais 25 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante. A pasta não deu previsão de quando eles ficarão prontos. 
 
Além disso, a secretaria investe em respiradores, equipamentos essenciais para a abertura de novos leitos. O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende comprar 300 novos aparelhos desse tipo. Além disso, a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), trabalha na recuperação de outros 150.