A taxa de isolamento social, única medida eficaz comprovada para combater a disseminação do novo coronavírus, subiu para 56,9% no Distrito Federal. Levantamento de uma empresa de softwares mostra que o índice subiu na sexta-feira (1°/5). Anteriormente, a pesquisa indicava que 49,31% dos brasilienses cumpriam a medida.
Apesar do aumento, o Distrito Federal saiu do topo do ranking brasileiro das regiões que mais respeitam o isolamento social e passou a ocupar o terceiro lugar. Com taxa de 57,8%, o Maranhão lidera a pesquisa, seguido pelo Pará, que tem índice de 57,3%.
Por outro lado, há unidades da Federação com baixa taxa de isolamento social. Roraima, onde a taxa é de 44,82%, é o último colocado no ranking. Mato Grosso do Sul (45,89%) e Mato Grosso (48,28%) são as outras regiões em que menos se respeita as medidas de restrição.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o ideal seria de que a taxa de isolamento social na capital se mantivesse pelo menos em 70%. Como não há vacina ou remédio com eficácia comprovada, a medida é a única capaz de conter o avanço da doença.