O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou, em edição extra do Diário Ofical do DF neste sábado (2/5), o adiamento da reabertura de alguns setores de comércio e serviços. A suspensão das atividades segue, segundo o texto, até 10 de maio. A ideia anterior era que a flexibilização começasse a valer em 3 de maio.
Em reunião com representantes do setor de comércio e serviços na quinta-feira (30/4), Ibaneis apresentou uma minuta do que será o decreto que prevê a reabertura de alguns setores de comércio e serviços.
O decreto detalhado sobre a reabertura dos estabelecimentos ainda não tem data para sair, porém bares, restaurantes, salões de beleza, clubes e grandes academias devem permanecer fechados.
No caso de shoppings, o horário de funcionamento ainda será discutido. Mas a previsão é de que eles deverão garantir a todos os funcionários equipamentos de proteção individual e álcool em gel. Os trabalhadores também terão de se submeter a testes para detecção da Covid-19.
O uso obrigatório de máscaras faciais em espaços públicos também será fiscalizado a partir de 11 de maio. A data foi oficializada em decreto publicado na edição extra do Diário Oficial do DF na quinta-feira (30/4).
Para atender à demanda e garantir que a população tenha acesso a essa medida de proteção, o GDF também distribui máscaras laváveis e reutilizáveis. A entrega ocorrerá em 31 terminais de ônibus e metrô, com limite de duas unidades por pessoa, durante o período da pandemia de Covid-19. A medida vale apenas para pessoas sem condições de adquirir uma peça.