SIA
CARCAÇAS DE CARRO
A empresária Maria Aparecida, 49 anos, moradora de Brasília, diz que no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) há diversas carcaças de carros abandonadas. “Por conta da pandemia, estou ficando em casa, mas quando estava indo trabalhar observava várias carrocerias de automóveis espalhadas pelo SIA”, avisa. “Além de ser problema de poluição visual para a cidade, também pode causar outros transtornos, como a dengue”, comenta.
» A Administração Regional do Setor de Indústria informou que, desde a última sexta-feira (24), a região administrativa, junto com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), começou a retirar carcaças de veículos abandonados. O objetivo da administração regional também é facilitar as ações de combate aos focos do mosquito que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Acrescentaram que as carcaças dos carros abandonados provisoriamente foram levadas para depósito do 3º Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), onde os agentes de Vigilância Ambiental fazem o controle vetorial.
SAMAMBAIA
OBRAS COM ÁGUA PARADA
Uma obra na Quadra 325 de Samambaia Sul está com água parada, o que causa preocupação aos moradores da região. A doméstica Valéria Rodrigues, 36 anos, relata o transtorno. “A construção é grande, tem muita água parada, um completo absurdo. Já faz meses que está assim e ninguém toma uma providência”, revolta-se. “Várias famílias já estão com dengue. Semanas atrás meu filho pegou. Isso é preocupante”, salienta.
» A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que o Governo do DF iniciou uma nova abordagem para combate ao mosquito Aedes aegypti com o “Sanear Dengue”, que tem um cronograma de atendimento de todas as regiões, e conta com apoio de diversos órgãos do GDF. Nos dias em que acontece essa ação, a região atendida tem à disposição cinco carros para aplicação de fumacê. A Secretaria esclareceu que vem tomando todas as medidas necessárias para que a proliferação do mosquito seja controlada em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.