Cidades

Campanha Maio Amarelo de 2020 será realizada pelas redes sociais

Iniciativa que tem início amanhã, para conscientizar sobre mortes no trânsito, respeitará as determinações de distanciamento social

A campanha Maio Amarelo deste ano ocorrerá somente nas redes sociais. A decisão do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) respeita as orientações de distaciamento social, para o combate à pandemia causada pelo coronavírus. O tema da edição 2020 é “Perceba o risco, proteja a vida”.

Durante todo o mês que dá nome ao movimento, o site e as mídias sociais tanto do departamento quanto da Escola Vivencial de Trânsito - Transitolândia, responsável pelas campanhas educativas da autarquia, vão disponibilizar conteúdo com dicas de segurança e dadosdo trânsito.

A partir da primeira semana de maio, o DER-DF vai divulgar mensagens alusivas ao Maio Amarelo em 10 paineis distribuídos em trechos da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), da Estrada Parque Ceilândia (EPCL/ Estrutural) e da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). 

Serão utilizados também cinco painéis de LED com material informativo em locais a ainda a ser definidos.

Monumentos iluminados

Mais uma vez, os principais monumentos de Brasília ficarão iluminados de amarelo em referência à campanha. A partir desta sexta-feira (1°/05), o Palácio do Buriti, a Ponte JK, o Memorial JK, o Monumento JK, a Caixa D’água da Ceilândia, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Congresso Nacional, os ministérios, a Catedral, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto ganharão o tom amarelado, que permanecerá até o fim do mês.

O Maio Amarelo é um movimento mundial, iniciado em 2011, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Nesta edição, o intuito é promover também a conscientização sobre a ocupação de leitos de hospitais por motoristas que se acidentam por falta de atenção ao volante quando esses mesmos leitos poderiam estar livres para receber pacientes infectados pela Covid-19.

“Se o condutor mantiver a atenção, tomar as atitudes corretas e se colocar no lugar do outro, vai evitar acidentes e permitir que os leitos sejam preparados e utilizados por quem é vítima da pandemia. A ideia é preservar e salvar vidas”, esclareceu a diretora de educação do DER-DF, Jucianne Nogueira.

Doação de sangue

O DER-DF e a Secretaria de Transporte e Mobilidade firmaram uma parceria com o Hemocentro de Brasília para doação de sangue de agentes de trânsito e demais servidores dos órgãos. A expectativa é de que pelo menos 40 servidores e colaboradores participem da ação, promovida desde 2016.

Serviços
Ações do Maio Amarelo:

www.der.df.gov.br
 
facebook.com/gov.der.df

@der.df

www.transitolandia.der.df.gov.br


@transitolândiaderdf


Youtube: Escola Vivencial de Trânsito - Transitolândia DER/DF