Cidades

Pesquisa avalia qualidade do transporte público do DF após pandemia

Levantamento da Universidade de Brasília (UnB) investiga possíveis cenários da mobilidade urbana e os impactos para empresas e passageiros

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) realizam um estudo sobre a qualidade do transporte público, no Distrito Federal, após a pandemia do novo coronavírus. O levantamento do Grupo de Pesquisa Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias do Programa de Pós-Graduação da universidade investiga os cenários futuros da mobilidade urbana e os impactos para empresas e passageiros.

Entre os fatores analisados estão o riscos de contágio pela Covid-19, considerando os espaços propícios para aglomeração, como ônibus e metrô. Os pesquisadores também avaliam o impacto da mobilidade, em contexto de pandemia, no desenvolvimento socioeconômico da população.

O isolamento e o distanciamento social também são considerados. De acordo com levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), cerca de 80% dos passageiros deixaram de pegar ônibus entre março e abril. 

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O cenário  impacta diretamente na arrecadação das empresas operadoras do transporte e, de acordo com os pesquisadores, pode acarretar na redução da quantidade e da frequência de ônibus e trens, piorando a qualidade do serviço aos usuários. Outro fator levantado na pesquisa é o aumento da poluição, além de congestionamentos e acidentes de trânsito, em função do maior uso de carros particulares. 

O estudo conta com o apoio do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru). De acordo com o pesquisador e mestrando em Transportes, Pedro Henrique da Silva, o levantamento tem como objetivo analisar a satisfação dos passageiros como forma de motivar o uso dos meios de transporte públicos. Segundo Pedro, os desafios a serem superados são muitos, “principalmente em relação à superlotação e ao tempo de espera”.

Usuários do transporte no DF podem participar da pesquisa pelo site www.surveymonkey.com/r/mobilidaderesiliente, ou acessando o questionário por meio de QR Code (foto).