Seis agentes do sistema prisional foram confirmados com o novo coronavírus até as 17h desta terça-feira (28/4), totalizando 69 casos. Além disso,o número de internos contaminados segue em 154, mesma quantidade registrada na segunda-feira (27), segundo balanço da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
O balanço indica que o sistema carcerário da capital tem 225 casos da Covid-19, sendo que dois já se recuperaram: um policial penal e um detento. A Sesipe também informou que nenhum dos doentes apresenta infecções graves.
A Sesipe destacou que o número divulgado dos casos confirmados pode sofrer mudança, uma vez que parte dos reeducandos que realizaram o exame que testou positivo aguarda a contraprova.
Além disso, cinco internos com sintomas moderados da doença estão internados, por precaução, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A pasta também salientou que os detentos que apresentam piora no estado de saúde serão imediatamente internados na rede hospitalar do DF.
Todos os reeducandos confirmados com o novo coronavírus estão isolados do restante da população carcerária. Eles recebem acompanhamento dentro dos presídios por profissionais da saúde.
Os contaminados
Dos agentes diagnosticados com a doença, 19 são do Centro de Detenção Provisória (CDP), 28 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), 12 da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), seis da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II) e quatro da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).
Dos internos contaminados, 36 são do CDP, 76 do CIR, 25 da PDF I, 16 da PDF-II e um da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), a Colmeia. O policial penal e o reeducando recuperados são do Centro de Detenção Provisória.