Cidades

Covid-19: Pessoas em situação de rua abrigadas no autódromo são testadas

Caso positivo motivou testagem em massa, nesta segunda-feira (28/4). Tanto abrigados quanto trabalhadores do local fizeram exames. Todos deram negativo

Pessoas em situação de rua que estão abrigadas nos alojamentos do Autódromo Internacional Nelson Piquet foram testadas, nesta segunda-feira (28/4), para o coronavírus. Além delas, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) que trabalham diariamente no local e outros funcionários da pasta também passaram por exames. 

Ao todo, foram 278 testagens. Destas, 196 em abrigados. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, todos resultados deram negativo para a Covid-19. Ainda segundo a pasta, todos aqueles que estão no local e que possuem algum sintoma gripal são mantidos afastados dos demais, em alojamentos específicos.

Positivo

Saiba Mais

Os testes no autódromo ocorreram em função de um abrigado que sentiu-se mal e testou positivo para o coronavírus. “Ele estava mais afastado dos outros, mas como começou a se queixar de falta de ar, o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o levou para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e lá ele testou positivo para Covid-19. Por isso decidimos testar todo mundo que está aqui”, explicou a gerente de Atenção à Saúde à População em Situação Vulnerável e Programas Especiais, Denise Leite Ocampo. O homem segue internado, no Hran.

Abrigo

O autódromo tem capacidade para acolher 200 pessoas. Os alojamentos são administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e organizados pelo Instituto Tocar, contratado pela pasta
 
No local, os abrigados têm acesso a dormitórios, alimentação e acompanhamento em saúde para previnir o contágio pelo coronavírus ou por outras doenças. Os alojamentos estão abertos à população em situação de rua desde 7 de abril e deve seguir funcionando por 90 dias ou enquanto durar a pandemia.