Cidades

GDF regulamenta filas de táxis no Aeroporto de Brasília

A portaria é vista de maneira positiva pelo sindicato da categoria. Fila de espera será organizada por meio de aplicativo


 O Governo do Distrito Federal (GDF) determinou novas regras para acesso dos taxistas às filas dos pontos de embarque no Aeroporto Internacional de Brasília. A portaria, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta terça-feira (28/4). 

A portaria proíbe o embarque de passageiros dos táxi na plataforma superior do aeroporto e também em locais identificados com placas de sinalização oficiais. Além disso, o acesso dos táxis às filas formadas para espera dos passageiros somente poderá ser realizada a partir do
Ponto de Apoio dos Taxistas no aeroporto. 

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De acordo com o presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi),  Sued Silvio, a portaria é vista com bons olhos pela categoria. Para ele, a decisão interferiu positivamente na forma de trabalho dos taxistas. “Agora, teremos mais organização para as filas dos táxis, a proibição já existia, mas agora veio para regulamentar as exigências da Secretaria de Mobilidade”, disse. 

Segundo a publicação no Diário Oficial, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Semob-DF) esclarece que os registros de acesso ao Ponto de Apoio devem ser realizados por meio de um aplicativo.  A partir desse sistema, os responsáveis pela categoria ficam obrigados a disponibilizar relatórios dos táxis registrados no Ponto de Apoio, para a Semob-DF. Além disso, em função da Covid-19, o autorizatário e/ou motorista que registrar a entrada do veículo no Ponto de Apoio não deverá permanecer no local.  

Outra recomendação da secretaria é sobre o tempo máximo de espera do passageiro no local, que não pode ultrapassar dois minutos. Também é obrigatório o fornecimento de dados que comprovem o atendimento à demanda, por parte do prestador do serviço, quando solicitado pela Semob.

O sindicato da categoria afirma que já existe um aplicativo sendo testado para a organização das filas. A ferramenta, chamada “Lote Informe” já está disponível na loja de aplicativos dos dispositivos com sistema android. “Com o novo aplicativo, que está em fase de teste, o motorista pode colocar o veículo numa espécie de fila de espera pelo aplicativo. Enquanto isso, ele pode fazer outras viagens ou acompanhar de casa  a ordem da fila no ponto de apoio”, explica Sued Sílvio presidente do sindicato. O aplicativo pode ser usado somente por taxistas e pode ser acessado pelo link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ericteixeira.loteinforme.