Logo Correio Braziliense
Cidades

Vídeo: Lancha pega fogo na orla do Lago Paranoá e deixa dois feridos

Um homem e um mulher sofreram queimaduras em 36% e 50% dos corpos, respectivamente, e foram levados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)

Duas pessoas ficaram feridas em um incêndio que atingiu uma lancha, na manhã deste domingo (26/4), na orla do Lago Paranoá. A embarcação estava estacionada em um deck da JR. Mecânica Náutica e Marina, quando as chamas e a fumaça densa tomaram conta do barco e assustaram as pessoas que estavam próximas. 
 
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado e se dirigiu à marina, ao lado do complexo Brisas do Lago, no Setor de Clubes Sul. Raiane Cristiane Gomez, 26 anos, e Renê Rodrigues da Silva, 30 anos, sofreram queimaduras em 36% e 50% de seus corpos respectivamente. Testemunhas relataram ter ouvido uma explosão. Em seguida, as vítimas pularam no lago e nadaram até o píer, onde foram ajudadas por pessoas que estavam no local. 
 
 
Segundo o CBMDF, Raiane alugou a lancha, junto com o companheiro, que não estava no local no momento em que o fogo começou. Renê é marinheiro da marina e  realizava serviços de limpeza e manutenção na embarcação. Ele mora em Cidade Ocidental (GO), Entorno do DF, e trabalha no local há cerca de um ano.
 
De acordo com o irmão dele, Vitor Rodrigues da Silva, 23 anos, o estado de saúde de Renê inspira cuidados, mas a preocupação entre os familiares já é menor. “No momento, ele está melhor. Quando saiu de lá, já estava consciente. Estamos acompanhando tudo”, disse. 
 
O proprietário da lancha afirmou à Polícia Civil (PCDF) que o companheiro de Raiane alugou a embarcação neste sábado (25/4). A princípio, o objetivo do casal era pernoitar no barco. O que, segundo o dono do barco, não foi permitido. Os dois teriam feito contato, neste domingo (26/4), para utilizar a lancha novamente.
 
O dono do barco, no entanto, teria ponderado que seria necessária uma revisão dos equipamentos, antes da renovação do aluguel. No entanto, de acordo com boletim de ocorrência registrado na PCDF, ao chegar na marina para realizar o procedimento, o homem já teria se deparado com o incêndio.
 
 
De acordo com a JR. Mecânica Náutica e Marina a lancha navegava, normalmente, até este sábado (25/5). Em nota, a Marinha do Brasil afirmou que a embarcação está regular com sua inscrição, válida até 2024. A força instaurou um inquérito para apurar as causas do ocorrido.
 
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com queimaduras de 1° e 2° graus. Segundo o Corpo de Bombeiros, elas estavam conscientes, orientadas e estáveis.  
 
 

 
Pandemia 

No último dia 19, uma portaria, assinada pelos secretários de Governo, Valdetário Monteiro, e de Economia, André Clemente, liberou a navegação e a manutenção de barcos ancorados no Lago Paranoá. Por isso, ficou permitido o acesso a marinas de clubes recreativos de quem tem veículos automotores nesses locais.