Cidades

Segunda etapa de vacinação contra gripe imuniza mais de 84 mil pessoas

Terceira fase de imunizações começa em 9 de maio e vai até dia 22 do mesmo mês

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, 84.824 pessoas foram vacinadas na segunda etapa da campanha nacional contra a gripe, até sexta-feira (24/4). A terceira fase de imunizações começa em 9 de maio e incluirá professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. 

A maior cobertura vacinal até esta sexta foi da população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas. Ao todo, foram 12.554 imunizados até então. O que significa 60,8% da meta estabelecida para esses públicos. Funcionários das forças de segurança e salvamento atingiram 42,7% de cobertura, com 12.264 vacinados. 

Segundo a Secretaria de Saúde. 53.356 pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais também estão imunizados (35,5% de cobertura). Estão na lista, ainda, 4.436 motoristas e cobradores de transporte coletivo. Nesse caso, 27,2% desse grupo foi vacinado contra a Influenza. Além disso, 2.214 caminhoneiros e portuários estiveram nas salas de vacina, totalizando 12,4% da meta estabelecida para esse público.

“Ainda estamos na segunda etapa, e percebemos que a cobertura dos grupos tem aumentado cada vez mais. Isso quer dizer que as pessoas têm procurado com afinco a vacinação”, pontuou a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

Mudança


Professores também estavam incluídos na segunda etapa da campanha. No entanto, uma orientação do Ministério da Saúde fez com que a Secretaria de Saúde revisse a estratégia. Os docentes, então, serão imunizados a partir da terceira fase, em 9 de maio, assim como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. A campanha vai até 22 de maio.

Primeira fase


Os grupos da primeira fase da campanha aderiram à iniciativa em uma proporção maior do que a esperada pela Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, 277.531 idosos foram vacinados até sexta-feira (24/4), o que corresponde a 136,3% da meta proposta para este público, enquanto 96.279 profissionais de saúde passaram pelas salas de vacinação (94,4% da meta para este grupo).