O Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, instituição filantrópica localizada em Sobradinho, realizou uma homenagem a todos os profissionais que trabalham no local. Os 70 idosos, moradores da casa, receberam os funcionário com palmas, ao som de instrumentos percussivos e placas com a mensagem “Obrigado por nos proteger”. A ação foi filmada e tinha como objetivo retribuir os cuidados dos trabalhadores. “Foi uma maneira deles demonstrarem a gratidão, admiração e respeito a todos que saem de suas casas diariamente e se dedicam ao cuidado do próximo”, explica a diretora-voluntária Inês Miranda.
A dirigente esclarece que durante a pandemia, os funcionários têm enfrentado desafios para manter a segurança dos idosos e abdicado da quarentena em família. “A gente vê tanta homenagem aos profissionais de saúde, policiais e catadores de lixo, mas, às vezes, esquecemos de valorizar os cuidadores de idosos. Se não fossem as prevenções deles, o coronavírus teria chegado na instituição e atingido os mais fragilizados”, explica Inês. O reconhecimento é um gesto de amor. “Queremos que eles se sintam inseridos nessa missão de salvar vidas”, acrescenta.
No local trabalham 65 funcionários, dentre cuidadores, equipe de serviços gerais, cozinheiras, médica, farmacêutica, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, além de cargos administrativos que são necessários para o funcionamento da instituição. Por se configurar como serviço essencial, a instituição segue em funcionamento, embora tenha precisado se adaptar a novas regras recomendadas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária para lidar com o vírus, que apresenta maior risco e letalidade justamente para o público atendido pela instituição. Entre as medidas, está a fiscalização no acesso dos funcionários. “Medimos a temperatura de todos e pedimos para que façam a higiene das mãos e limpem os calçados”, relata a diretora da instituição. “O funcionário que apresentar qualquer alteração no estado geral de saúde é dispensado do serviço até que esteja saudável”, acrescenta. Também são realizadas duas reuniões semanais para conscientizar os trabalhadores de que o coronavírus tem uma elevada taxa de mortalidade entre idosos e que, fora do ambiente de trabalho, o uso de máscaras, cuidados na higiene, além do isolamento social ajudam a conter o avanço da Covid-19.
Emoção
A cuidadora Maria Rosilene, 42 anos, ficou emocionada com a surpresa. Funcionária há seis anos no local, ela nunca imaginou viver um período de tanta responsabilidade com os idosos, que considera como parte da família. “Nos apegamos muito a eles, é inevitável”, relata. A homenagem aconteceu depois de uma reunião sobre cuidados com o coronavírus. “Quando acabou, mandaram a gente entrar. Foi ai que vimos os moradores com as plaquinhas e aplaudindo. Foi uma surpresa emocionante”, define Maria.
O período de isolamento social exigiu que a profissional se reinventasse. “Antes a gente saía muito com eles. Agora temos que pensar em atividades para fazer dentro da instituição, como ouvir música e dar mais atenção para eles não se sentirem abandonados, já que não recebem mais visitas”, explica a cuidadora. “Eles se sentem amparados pela a gente e isso nos conforta muito”, finaliza.
- Doações
Além de álcool 70% (líquido e/ou em gel) e máscaras descartáveis, o Lar dos Velhinhos necessita de produtos de limpeza e alimentos perecíveis. Quem tiver interesse, pode ligar para 3591-3039 ou 3387-4027 e perguntar quais as principais necessidades do local. Há preferência que as doações sejam entregues na própria instituição, para evitar a saída de funcionários durante a jornada de trabalho. Entretanto, em caso de impossibilidade, o Lar dos Velhinhos pede para que seja feito contato por telefone para agendamento da coleta.
Recursos financeiros
Todos os eventos e atividades beneficentes deste ano, que ajudariam na manutenção do serviço prestado pela instituição, foram cancelados. Por isso, doações em dinheiro também são bem-vindas e podem ser feitas por depósito ou transferência na conta-corrente do Lar dos Velhinhos: Banco do Brasil (001), agência: 1226-2, conta: 90.697-2, CNPJ: 00.627.927/0001-56, razão social: Obras Assistenciais Bezerra de Menezes (Obem)