Cidades

Covid-19: Metrô fará segundo ciclo de desinfecção de instalações e trens

A operação de limpeza continuará por tempo indeterminado. A higienização é realizada com quaternário de amônio

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) realizará a desinfecção das instalações e dos trens do no Complexo Administrativo e Operacional do Metrô (CAO), em Águas Claras. A ação ocorrerá entre a noite desta sexta-feira (24/4) e a madrugada de sábado (25). A limpeza também incluirá os pátios de manutenção e a Torre do Pátio, localizados na região administrativa. Desde 6 de abril, 25 estações operacionais e os trens já passaram pelo processo de limpeza.

De acordo com o Metrô-DF, a higienização das instalações da companhia ocorrem com o produto quaternário de amônio, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e usado na China e em países da Europa durante a pandemia do novo coronavírus. O composto mantém camada de proteção contra a ação da Covid-19 por mais tempo nas superfícies. 

Saiba Mais

Além da higienização com quaternário de amônio, a companhia também adota outras medidas de segurança para conter o avanço da pandemia no DF. Entre as ações estão a limpeza diária dos trens e das estações durante a madrugada e também reforço na higienização dos trens durante as paradas nos terminais, que ocorre a cada 45 minutos, em média. A cada 30 minutos, é feita a desinfecção nos bloqueios, bilheterias e corrimãos das estações com o peróxido de hidrogênio.

O Metrô também começou a distribuição de máscaras para os empregados que trabalham na linha de frente da operação. A partir da próxima quinta-feira (30), todos os usuários que precisam pegar os trens precisam estar usando máscaras de proteção — conforme decreto nº 40.648 do governo, o qual determina o uso de máscara pela população.