Cidades

DF tem mil casos e 26 mortes


O Distrito Federal registrou mais uma morte por coronavírus. Ontem, a Secretaria de Saúde detalhou que um idoso de 85 anos faleceu em casa, na Estrutural. A vítima não tinha comorbidades e morreu na quarta-feira. Agora, a capital soma 26 óbitos provocados pela Covid-19 e 1.085 casos confirmados. Do total de diagnosticados, 59 seguem hospitalizados, sendo 30 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

No total, segundo o centro de monitoramento do GDF, 547 pacientes são considerados recuperados, ou seja, 50,41% do total. Com 201 casos, o Plano Piloto lidera o ranking das regiões administrativas com maior incidência da doença. Em seguida, aparecem Águas Claras (93) e Lago Sul (66). Até o momento, apenas duas cidades do DF não têm registros de coronavírus: Fercal e Varjão do Torto.

Testagem


Desde de terça-feira, o Distrito Federal iniciou a testagem em massa da população. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo exame, realizado no modelo drive-thru, em Águas Claras e Plano Piloto, regiões com maior incidência da Covid-19. Entretanto, ontem, a pasta informou que 20 diagnosticados com coronavírus vão passar novamente pela avaliação, pois houve um problema de leitura nos dispositivos. Segundo a Secretaria de Saúde, oito resultados estavam equivocados e deram negativo.

Dos testes que apresentaram problemas, quatro são de servidores do Corpo de Bombeiros. Em nota oficial, a corporação informou que os militares passaram por nova avaliação, que não detectou a doença. Ontem, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares Mendes, defendeu que o problema é pequeno em relação ao número de testes realizados. “É preciso termos muita prudência ao falarmos disso, pois não podemos amedrontar a população. São problemas que podem ocorrer e estão prescritos nas bulas dos exames”, explicou.

A Secretaria de Saúde informou que a testagem também será feira nos estacionamentos dos shoppings Iguatemi e Park Shopping, a partir de segunda-feira.