A iniciativa do Governo do Distrito Federal, em parceria com a rede hoteleira, oferece hospedagem a pessoas com 60 anos ou mais que se encontrem em vulnerabilidade social, sob risco de contaminação, e busquem medidas de proteção contra a Covid-19. A estadia pode durar até três meses.
Os requisitos para participar do programa foram publicados na segunda-feira (20/4), em Portaria, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Entre as condições estabelecidas estão: ter 60 anos ou mais; residir no Distrito Federal; morar em domicílio onde não seja possível o isolamento domiciliar e/ou estar compartilhando moradia com pessoas infectadas ou suspeitas de infecção pelo coronavírus – condição que impossibilita o isolamento social.
Os contemplados também precisam estar enquadrados na situação de baixa renda e cadastrados nos programas sociais do governo. Além disso, é necessário ter a capacidade de autocuidado e autonomia para locomoção, assim como realizar a própria higiene pessoal e desenvolver, sem dificuldades e sem ajuda, todas as atividades de vida diárias. Não podem ser recebidas pessoas que apresentarem febre ou sintomas respiratórios compatíveis com a Covid-19, além de pessoas com diagnóstico positivo da doença.
A inscrição deve ser feita por meio de preenchimento e envio de formulário de cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefones: 3213-0742, 3213-0764 e 99126-9102. Toda sexta-feira será feita a seleção dos participantes, que serão contatados por e-mail, telefone ou via endereço.
Chegada
Na chegada ao hotel, os idosos passam por um protocolo elaborado pela Sejus, juntamente com a Secretaria da Saúde, que inclui a assinatura de termo de responsabilidade. Em seguida, os hóspedes temporários realizam o check-in. A cada sete dias, os contemplados serão testados para Covid-19.
Durante o período de estadia, haverá oficinas ao ar livre, e todos os funcionários terão monitoramento médico. O número de quartos a serem utilizados vai depender do perfil dos idosos – unidades individuais ou para casais.