De acordo com o diretor de Organização de Serviços de Atenção Primária, Maurício Fiorenza, “todas essas UBS são do tipo II, ou seja, comportam entre quatro e cinco equipes de estratégia de saúde da família e oferecem serviços de laboratório, odontologia, sala de acolhimento, vacinação e farmácia”. O funcionamento será das 7h às 19h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 7h às 13h.
As unidades do Paranoá e do Vale do Amanhecer terão capacidade para atender, cada uma, cerca de 15 mil pessoas e estão orçadas, respectivamente, em R$ 3.172.861,51 e R$ 3.106.000.
Atualmente, a Região de Saúde Leste, que contempla o Paranoá, conta com 28 unidades básicas de saúde, com 79% de cobertura de estratégia de saúde da família. São oito UBSs, sendo cinco rurais.
Na Região de Saúde Norte, onde ficará a unidade do Vale do Amanhecer, há 34 UBS, sendo 20 em Planaltina, seis em Sobradinho, outras seis em Sobradinho 2 e duas na Fercal. A cobertura de saúde da família é de 53,7%.
A Secretaria de Saúde ainda espera entregar, este ano, por meio do Iges-DF, sete novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).