Cidades

Semana do Cinema Premia 'A Hora e a Vez de Augusto Matraga'

O Júri da “I Semana do Cinema Brasileiro” — encerrada às 22 horas de ontem com a apresentação de 34 películas nacionais — outorgou ao ator Leonardo Villar, o prêmio de “Melhor Intérprete Masculino”, pelo seu trabalho em “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, que mereceu o prêmio de “Melhor Filme de Longa-Metragem”. Seu diretor, Roberto Santos foi premiado como “Melhor Diretor”.

 

O Júri foi integrado pelos deputados Arnaldo Nogueira e Afonso Arinos Filho, escritor Cyro dos Anjos, diplomatas Wladimir Murtinho e Bayle, atriz Sílvia Ortoff Pereira Lima, jornalista Ivone Miranda, professores Aquila da Rocha Miranda, Guido Viladino, Santiago Naud, Natan Schwartzman e desportista Orlando Taurizano.

 

PRÊMIOS 

 

Foram os seguintes os outros filmes premiados:

 

Melhor Filme em Curta Metragem, O Circo, dirigido por Arnaldo Jabour; 35 milímetros, colorido; Melhor Diálogo, Gianfrancesco Guarnieri, que adaptou para o cinema o texto de A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de autoria de Guimarães Rosa; Melhor Fotografia, Vereda da Salvação, de Ricardo Aranovitch; Meção Honrosa para Interpretação Masculina: foi conferida a Raul Cortez por seu trabalho em Vereda da Salvação; Melhor Intérprete Feminina, em A Falecida; Menção Honrosa para Interpretação Feminina: Coube à atriz Ester Mellinger, em Vereda da Salvação; Menção Honrosa para Filme foi outorgada às películas São Paulo S.A. e Menino de Engenho. A películas de curta metragem, foi concedida Menção Honrosa a Vira-Mundo, dirigida por Geraldo Sarmento; Calçadas do Rio, dirigida por David Waisman; e Roda e Outras Histórias, sob a direção de Sérgio Mum. 

 

Os prêmios foram entregues ontem, às 22 horas, aos representantes premiados, em solenidade realizada no Cine Brasília.

 

 

CINE ATLÂNTIDA

 

O representante do sr. Luiz Severiano Ribeiro Jr — proprietário do Cine Brasília, onde se realizou o festival —  Sr H.D. Gessner, declarou à imprensa, nesta capital, que a construção do Cine Atlântida será concluída até abril do próximo ano, de modo que a sua inauguração seja feita nas comemorações do 6º aniversário da cidade. Disse que o nôvo cinema será o mais luxuoso da capital, com 1.500 lugares, e que a II Semana do Cinema Brasileiro será realizada naquela casa de espetáculo.

 

 

 

Tags