Cidades

DF tem 696 confirmações

O número de casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal chegou a 696. Além disso, a morte de uma mulher de 57 anos no Hospital Brasília pode ter sido provocada pela Covid-19, segundo a unidade de saúde. Moradora do Guará, ela morreu após passar 19 dias internada. A notificação é investigada pela Secretaria de Saúde, e, caso seja constatada a doença, a capital terá 18 óbitos.

O total de casos no DF é, provavelmente, maior do que a contabilizada pelos órgãos de saúde. Durante coletiva ontem, o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Eduardo Hage, reconheceu que há subnotificação e ressaltou que a pasta trabalha na compra de mais testes. “Grande parte dos casos não são notificados pela clínica, até porque não tem sintomas. O importante é detectar o mais rápido possível aqueles que apresentam sinais e são do grupo vulnerável”, esclareceu o subsecretário. Porém, Hage frisou que o número de diagnósticos na capital está dentro do estimado.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, cerca de 15 mil moradores da capital foram testados até o momento. Segundo ele, “nada é feito com risco para a população”. Ele acrescentou que começaram os exames em profissionais da saúde e em PMs e que a pasta trabalha na adesão de 450 mil testes, sendo que parte foi entregue. Francisco frisou que o DF segue com uma margem segura de leitos. Segundo o secretário, a capital tem 26 pessoas internadas em UTIs e conta com 79 quartos equipados para receber outros pacientes. Sobre o hospital de campanha que será instalado no Estádio Nacional Mané Garrincha, ele informou que não há previsão para inauguração.