Cidades

Sobe para 38 o número de presidiários infectados por coronavírus no DF

Como publicado pelo Correio em primeira mão, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar no levantamento nacional de presos confirmados com a Covid-19

O Complexo Penitenciário da Papuda registrou 25 policiais penais e 38 presos infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) nesta quarta-feira (15/4). Até esta terça-feira (14/4), o número de detentos diagnosticados com a doença era 23, além de 20 servidores. Não há registros de casos graves entre eles. Um dos agentes se recuperou da doença.
 
Como publicado pelo Correio em primeira mão, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar no levantamento nacional de presos confirmados com a Covid-19, em comparação aos outros presídios do Brasil, conforme mostra o Painel de Monitoramento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A população carcerária da Papuda é de 16 mil — a capacidade, no entanto, é de 7,7 mil pessoas. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, oito internos que testaram positivo para a doença foram identificados no período de quarentena, assim que chegaram ao Centro de Detenção Provisória (CDP). Eles foram testados antes de dividirem as celas com os demais internos.

Dos agentes confirmados com a doença, seis são do CDP, 15 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e quatro do Presídio do Distrito Federal II (PDF-II). Dos internos, 10 são do CDP, 20 do CIR e outros oito estão separados, em quarentena, no CPD.