Cidades

Coronavírus: Visitas nos presídios do DF estão suspensas até 17 de abril

A medida faz parte do plano de ação da Sesipe para conter a disseminação da pandemia dentro do sistema carcerário. Primeiro teste aponta que 19 agentes e 14 internos estão com a doença. Ainda haverá contraprova para confirmar o diagnóstico

As visitas aos presídios do Distrito Federal estão suspensas até 17 de abril, conforme anúncio da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), realizado neste sábado (11/4). A medida restritiva sobre o contato dos internos com familiares ou locais de emprego já estava vigente desde 12 de março e foi extendida. Após a data final, será realizada análise para averiguar se é necessário prorrogar o período ou não.

Conforme informações da Sesipe, a suspensão das visitas visa conter a disseminação do novo coronavírus dentro do sistema carcerário. Com a restrição, os detentos estão recebendo compensação com banho de sol, que passou a ter três horas de duração. Estes momentos também são um momento para limpeza das celas. Ainda segundo a pasta, servidores receberam cartilhas e material sobre a importância da higienização. A informação também foi repassada para os presos.
 

Contaminação de agentes e internos

O primeiro caso de contaminação pela Covid-19 ocorreu em 3 de abril, quando um agente testou positivo para a doença. Na noite de sexta-feira (10), números divulgados pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) apontaram que 19 policiais penitenciários e 14 detentos estavam com o novo coronavírus.
 
Na tarde deste sábado (11), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) indicou que 14 agentes e seis detentos foram diagnosticados. Os demais casos teriam sido contabilizados como testes provisórios, os quais aguardam a contraprova para confirmar a infecção.