Cidades

Coronavírus: SSP quer evitar contaminação em massa nos presídios

Secretaria intensificará ações para conter aumento de casos no sistema carcerário. Medidas vêm no momento em que 19 agentes penitenciários e 14 detentos já testaram positivo para a Covid-19, segundo levantamento do Ministério Público

Correio Braziliense
postado em 10/04/2020 22:31
Medida vêm para evitar uma contaminação em massa no sistema carcerário, no momento em que 9 agentes penitenciários e 14 detentos já testaram positivo para a Covid-19A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em conjunto com a Secretaria de Saúde, irá intensificar a aplicação de testes para o coronavírus em presos e policiais penais. A medida vem para evitar uma contaminação em massa no sistema carcerário, no momento em que 19 agentes penitenciários e 14 detentos já testaram positivo para a Covid-19, segundo levantamento do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Os números foram divulgados pelo órgão no início da noite desta sexta-feira (10/4). 

No entanto, a Secretaria de Segurança afirma que 13 agentes penais e seis internos foram confirmados com a doença. Ainda segundo a SSP, os 332 internos da ala em que os contaminados estavam e 126 agentes já foram submetidos a testes rápidos para diagnóstico do coronavírus. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) aguarda o resultado final dos testes. Os agentes que testaram positivo estão afastados e internos da ala dos contaminados foram isolados dos demais apenados. De acordo com a pasta, não há registros de casos graves. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública, o cenário preocupa desde o primeiro caso confirmado. “Infelizmente, a partir do momento em que tomamos conhecimento que um policial penal estaria infectado, sabíamos que a chance de outros testarem positivo, tanto agentes quanto presos, era grande”, afirmou.

Com a manifestação dos contágios, a Secretaria de Segurança reforçou as testagens rápidas dos casos suspeitos e o isolamento dos contaminados. Incrementos também foram feitos em relação à higiene e desinfecção das instalações.  A Secretaria de Saúde também pediu apoio ao Exército Brasileiro para instalar um hospital de campanha, inicialmente, no Complexo Penitenciário da Papuda. De acordo com o titular da pasta da Segurança, a implementação do hospital é “urgente”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags