Começou, nesta terça-feira (7/4), a construção do primeiro hospital de campanha do Governo Federal. A estrutura que está sendo montada em Águas Lindas (GO), no entorno de Brasília, contará com 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores.
O terreno de 10 mil metros quadrados foi terraplanado pela prefeitura de Águas Lindas e conta com instalações de gás, água, energia e esgoto. A área construída será de 115x30 metros, além de uma área de 20x75 metros de suporte, com refeitório e alojamento para os profissionais de saúde.
O local foi escolhido após o governo de Goiás pedir apoio à União diante da necessidade de atenção ao combate do novo coronavírus na região. O hospital irá complementar os sistemas de saúde goiano e do Distrito Federal.
A implementação do hospital de campanha conta com o apoio dos Ministérios da Saúde e da Infraestrutura, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Controladoria Geral da União (CGU). O responsável pela operação, oferta de maquinário hospitalar, insumos e recursos humanos fica a cargo do governo de Goiás.
O valor total da obra é de R$ 10 milhões. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o contrato com a empresa especializada é de quatro meses, com equipe mobilizada para a manutenção durante o período. A estimativa de conclusão em até 15 dias.