Cidades

Regularização do Itapoã deve beneficiar mais de 50 mil famílias

Normalização fundiária na região administrativa será feita pela Codhab

Mais de 50 mil famílias serão favorecidas pela regularização fundiária no Itapoã. É o que prevê o Decreto nº 40.603, publicado ontem em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), e que trata da normalização de escrituras e lotes das chamadas Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris), destinadas à população de baixa renda. A responsabilidade de normalizar as ocupações irregulares passa das mãos da Agência de Desenvolvimento (Terracap) para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab). 

Para dar início ao processo de normalização de escrituras e lotes, a Codhab promoverá os estudos e os projetos necessários. Os condomínios e particulares do Itapoã serão convocados para firmar um Termo de Compromisso que aborda  a compensação urbanística devida ao DF por conta da infraestrutura básica da região e alienação dos lotes. 

“O Itapoã foi criado totalmente irregular, uma invasão e se tornou uma cidade do Distrito Federal, reconhecidamente uma região administrativa. Isso ocorreu nos idos de 1998/99 e ninguém tinha tratado da regularização do Itapoã. Estou assinando o decreto de regularização que vai permitir a todas as famílias daquela região terem os seus terrenos e suas escrituras”, afirma o governador Ibaneis Rocha. 

Outras ações realizadas de responsabilidade da Codhab são os acordos para o desenvolvimento dos projetos pelos condomínios e particulares e os encaminhamentos a respeito das ações judiciais em andamento. A companhia também ficará responsável pelo calendário e os prazos para os ocupantes de lotes no Itapoã aderirem à regularização. 

A Codhab também fará uma nota padrão de escritura declaratória de compra e venda que será assinada pelos titulares dos condomínios e ocupantes. Em seguida, o documento será registrado em um cartório de imóveis a ser definido. Entre as normas da minuta, está a vedação, enquanto durar o financiamento do imóvel, de comercialização, cessão, permuta e alteração do uso unifamiliar do imóvel, salvo com anuência da Codhab. 

Habitação social

Além do decreto, o governador Ibaneis Rocha assinou um convênio entre a Codhab, a Terracap e a Novacap para viabilizar programas de habitação social no Itapoã. A Codhab cuidará da estruturação dos programas, a Terracap custeará os projetos e a Novacap ficará responsável por licitar, contratar e fiscalizar a execução das obras de infraestrutura.  

“Brasília precisa se tornar uma cidade regular evitando as invasões. Quando você regulariza, oferece dignidade e as pessoas passam a fiscalizar também e evitam que novas invasões surjam no DF. Esse é um momento de alegria para todos nós, mostrando que a cidade não parou e que o governo continua trabalhando mesmo nesse momento de crise”, acrescenta o governador.

O decreto assinado por Ibaneis trata sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que é dividida em duas modalidades: a Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) e a Regularização Fundiária de Interesse Específico (Reurb-E). 

A primeira é destinada ao público de baixa renda, em que o Estado é responsável pelos custos. A segunda o interessado, sendo particular ou agente público, é responsável por instalar a infraestrutura do local.