Cidades

Covid-19: GDF torna obrigatória a divulgação de dados dos pacientes doentes

Com a decisão publicada em decreto, hospitais, unidades de saúde e profissionais da rede pública e privada deverão notificar os casos ao Gabinete de Gestão de Crise do Governo do Distrito Federal

Em novo decreto, publicado nesta terça-feira  (7/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a obrigatoriedade de divulgação de dados de pacientes que tenham feito teste para Covid-19 ou que tenham sintomas suspeitos, detectados por profissionais da saúde no Distrito Federal. A medida é aplicável tanto à rede pública quanto à privada, incluindo unidades de saúde e laboratórios.

Tanto casos positivos quanto negativos devem ser notificados pelas instituições ao Gabinete de Gestão de Crise do Governo do Distrito Federal, contendo a informação da fonte notificadora, o resultado do exame ou informação da suspeita, a identificação do indivíduo e o endereço do paciente. Ainda assim, as autoridades devem garantir o sigilo das informações pessoais.

Reabertura das agências bancárias

O documento publicado hoje também oficializa o anúncio do governador de reabertura das agências bancárias e cooperativas de crédito. Segundo o texto, que edita o decreto que determinou o fechamento do comércio, as unidades públicas e privadas podem voltar a abrir devendo observar as recomendações de cuidados contra a Covid-19.

Os bancos devem voltar a funcionar já nesta quarta-feira (8/4), das 11h às 16h. Os funcionários devem garantir a distância mínima de dois metros entre as pessoas e evitar a formação de aglomerações. O fornecimento de máscaras e álcool em gel 70% a todos os funcionários, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço também deve ser respeitado pelas instituições financeiras, além da organização de uma escala de revezamento de dia ou horário de trabalho entre os funcionários.

Trabalhadores considerados do grupo de risco, como idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas devem permanecer afastados. Os bancos devem ainda disponibilizar álcool em gel 70% a todos os clientes e frequentadores, inclusive nos terminais de autoatendimento.
 
Veja a evolução dos casos no DF: