Cidades

CURTAS

» Formatura 
Colações da
saúde são 
antecipadas

Na última segunda-feira, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria, no Diário Oficial da União, que autoriza a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. De acordo com o texto, os estudantes devem ter completado 75% da carga horária prevista para o internato médico ou estágio obrigatório. A seleção e alocação dos profissionais será articulada com os órgãos de saúde municipais, estaduais e distrital.


» OAB
UnB e IDP 
se destacam 
no Exame

A Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB) e a Escola de Direito de Brasília do Instituto de Direito Público (EDB/IDP) têm tradição no Exame de Ordem e, no contexto do Distrito Federal, se revezam no pódio do índice de aprovação dos estudantes. Ambas as instituições tiveram nota 5 no último Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e se destacam em levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que considera o desempenho de escolas jurídicas com pelo menos 100 inscritos na 27ª, na 28ª e na 29ª edições do Exame de Ordem. A UnB foi a oitava colocada nacional e a primeira do DF: dos 351 inscritos da universidade, 63,5% passaram na prova. O IDP, com taxa de aprovação de 50,3% entre os 191 concorrentes, ficou em 28º lugar nacionalmente e no segundo lugar em Brasília.


» Educação 
Teleaulas 
Na rede 
pública 

Os cerca de 460 mil alunos da rede pública do DF se juntam a milhares de estudantes em todo o mundo que tiveram de parar de frequentar a escola por causa do coronavírus. Com o objetivo de oferecer uma alternativa para que crianças e adolescentes não percam contato com os estudos, a Secretaria de Educação deu início, ontem, a uma série de teleaulas. O programa educativo é transmitido pela TV Justiça e também pela internet, com temas da educação infantil ao ensino médio. As atividades fazem parte da iniciativa Escola em Casa, não são obrigatórias, tampouco contam como dias letivos, mas servem para oferecer conteúdo. “A expectativa é de que os alunos não desistam, não desanimem e que possam nutrir esse vínculo com a comunidade escolar e com o saber.”, explica David Nogueira, coordenador do programa Escola em Casa DF.