As duas maiores facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), seguem atuando no Distrito Federal. Investigadores da Polícia Civil monitoram ao menos 300 custodiados no Complexo Penitenciário da Papuda. No fim de semana, a Polícia Militar prendeu um casal por tráfico de drogas na Via Estrutural. Phellipe Diomar, 31 anos, e Dacineia Aguiar, 41, foram acusados de arremessar porções de maconha para dentro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). O homem é integrante do CV.
A prisão ocorreu na noite de domingo. O Correio apurou que, na semana passada, policiais monitoravam, em uma viatura descaracterizada, a unidade prisional do lado de fora. Segundo investigações, os suspeitos estacionaram o carro próximo ao CPP e ficaram rodeando o muro do local.
Ao perceber a presença de policiais, a dupla entrou no veículo e saiu. Os agentes iniciaram a perseguição e fizeram a abordagem. Durante a revista, encontraram com a mulher uma porção de maconha dentro do sutiã. O homem, que estava no banco do passageiro, ao descer, arremessou um tablete de maconha em uma área verde, próximo ao viaduto Ayrton Senna. A droga estava embalada em um filme plástico transparente.
Policiais militares constataram que o acusado tinha ligação com o Comando Vermelho, facção oriunda do Rio de Janeiro. Investigações apontam ainda que, frequentemente, o casal despejava drogas pelo muro do presídio a mando da organização criminosa.
Prisão
A dupla foi encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) e responderá pelo crime de tráfico de drogas e associação. Durante o interrogatório, o casal usou o direito de permanecer em silêncio. De acordo com a ocorrência policial, a mulher não tinha passagens criminais, mas é casada com um presidiário que cumpre pena na Penitenciária do Distrito Federal 2 (PDF 2). O outro acusado apresentava histórico de tráfico e roubo. A reportagem tentou contato com o advogado de defesa da dupla, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.
Em nota oficial, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) esclareceu que a PMDF realiza o policiamento na região do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) por meio de rondas, nos horários de maior incidência criminal. “Toda atitude considerada suspeita nas proximidades do CPP é monitorada e informada imediatamente à PM”, informou a pasta.