Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)



Arniqueira
Queimadas


O servidor público Marcelo Pereira, 50 anos, morador de Arniqueira, reclama dos problemas de queimadas na região. Ele esclarece que há como evitar o problema, mas muitos não tomam a iniciativa de preservar o ambiente. “Temos coleta de lixo regular, possibilidade de pedir coleta de inservíveis à administração regional e os papa-entulhos espalhados pela cidade, onde podemos colocar os restos de podas. Mas a queimada parece estar no DNA de algumas pessoas”, conta. “Toda essa situação é pior ainda para as pessoas alérgicas e com doenças respiratórias crônicas. Nesse momento, em que estamos ameaçados por um vírus que causa colapso do sistema respiratório, a questão fica bem mais séria. Cada vez que começa a fumaça, temos que fechar as janelas; o contrário que os médicos e cientistas recomendam em tempo de Covid-19”, afirma.

» Por meio de nota, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que queimar lixo doméstico é crime, previsto pela Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998. O Ibram acrescenta que, em caso de irregularidade, o cidadão pode denunciar a infração ambiental para o instituto, no número 162 ou 99351-5736, que também é WhatsApp, ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190.



Ceilândia
Escorpiões nas ruas

O pintor Gustavo Gonçalves, 36 anos, diz que a quadra QNN 19, em Ceilândia Norte, está repleta de escorpiões nas ruas. “Só nesta semana, nós encontramos dois escorpiões andando aqui na rua. Apesar da região não estar movimentada devido à quarentena, as casas estão cheias. Se o escorpião entrar nas residências e picar alguém, vai complicar ainda mais o sistema de saúde”, aponta.  

» A Administração de Ceilândia informou que a área foi contemplada com a força-tarefa de higienização, recentemente, com o objetivo de combater a Covid-19,  dengue e escorpiões que são nocivos à saúde. A administração também esclareceu que, diariamente, equipes da Vigilância Ambiental (Dival) realizam ações de prevenção e combate a animais peçonhentos em diversos terrenos públicos da cidade. Salientaram que o morador pode acionar as equipes de Vigilância Ambiental por meio do telefone 160. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) acrescentou que mantém um cronograma de limpeza e remoção de entulhos na cidade, além de disponibilizar três papa-entulhos na região para descarte gratuito desses resíduos, evitando a proliferação desses vetores.