Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 11:21
Uma pesquisa da Google analisou a localização dos dispositivos móveis para apresentar dados de deslocamento pelo mundo durante a pandemia do coronavírus e o isolamento social adotado em diferentes regiões. No Brasil, o Distrito Federal se destacou por ser uma das unidades da federação que mais tem respeitado o isolamento domiciliar. A medida é, segundo a Organização Mundial de Sáude (OMS), a mais eficaz na cotenção do contágio pelo coronavírus. Assim, o avanço do número de infectados fica mais lento, o que ajuda a não sobrecarregar os sistemas de saúde.
De acordo com a avaliação, o número de pessoas quem tem ficado nas residências cresceu 20% no DF nos últimos dois meses, linha acima do crescimento nacional de 17%. Já o percentual da população que se desloca para o trabalho caiu 36% na capital, contra a média do país de 34%.
Os locais que mais tiveram registro de queda de deslocamento no DF foram os estabelecimentos categorizados como de recreação. Houve uma queda de 68% de locomoção a esses lugares. No dia 19 de maio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) suspendeu eventos, determinou o fechamento de bares, restaurantes, boates e comércios semelhantes.
“A Google preparou este relatório para ajudar você e as autoridades de saúde pública a entender as respostas às questões sociais e à orientação de distanciamento relacionada ao coronavírus”, informa a pesquisa da empresa. A Google ressalta, porém, que esse levantamento não deve ser utilizado para diagnóstico médico e que a precisão da localização e a compreensão de lugares variam de região para região.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.