“A medida foi necessária, pois não há como fazer a confecção do documento sem que haja contato entre o papiloscopista e o usuário. Além da foto, que é tirada a uma distância relativamente próxima, tem a coleta das digitais”, explicou o chefe do Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF, o papiloscopista Simão Albuquerque.
Os postos do Na Hora estão fechados, já os postos de Identificação Biométrica (PIB´s) permanecem abertos apenas para atendimentos de urgência. “É necessário comprovar a urgência, como para contratação profissional”, disse o papiloscopista. Nesses casos, segundo ele, a identidade é entregue no dia seguinte à solicitação.
Quem já havia feito todo o procedimento nos postos do Na Hora, antes da suspensão dos serviços, poderá buscar o documento na sede da Polícia Civil DF no Parque da Cidade, de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já as carteiras de identidades produzidas no Na Hora de Sobradinho (NH 04) podem ser retiradas na 13 ª DP, das 12h às 19h, também em dias úteis.