Cidades

Hospitais ficam sem equipamentos e produtos de limpeza

Empresa responsável pelos serviços gerais nos hospitais Regional do Guará (HRGu) e Materno Infantil de Brasília (HMIB) retira materiais após término de contrato com GDF

Em plena pandemia do coronavírus, equipamentos e insumos de limpeza foram retirados dos hospitais Regional do Guará (HRGu) e Materno Infantil de Brasília (HMIB), na manhã desta terça-feira (31/3). 

Procurada pela reportagem, a Ipanema, responsável pelos serviços gerais nas unidades, confirmou a medida e argumentou que os compromissos contratuais entre ela e o Governo do Distrito Federal (GDF) foram encerrados nesta segunda-feira (30/3).
 
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde lamentou a situação e afirmou que a empresa terceirizada não aguardou a substituição dos equipamentos de limpeza, programada para esta terça-feira (31/3). 

Segundo a pasta, a transição estava acordada entre a Ipanema e a BRA, vencedora do novo contrato para prestação de serviços gerais nos hospitais. “A SES, através do seu departamento jurídico avaliará as medidas judiciais cabíveis a serem tomadas contra a empresa Ipanema pela forma como atuou nesse episódio, colocando em risco a saúde de pacientes e profissionais de saúde nestas unidades”, informou. 

Ainda de acordo com a secretaria, a nova contratada irá repor “todos os equipamentos e insumos necessários à limpeza nestes hospitais”, na manhã desta terça-feira (31/3).