Cidades

Adaptação até dos grandes

O ramo de cosméticos também sente o impacto da quarentena. A  rede O Boticário, por exemplo, precisou se reinventar para manter as vendas. A multinacional está fazendo entrega grátis para todo o Brasil. O intuito é facilitar para os clientes o acesso aos produtos, sem precisar sair de casa e sem pesar tanto no bolso.

 Além disso, a marca tem espalhado mensagens de prevenção ao coronavírus. “O Boticário acredita que, quando cada um faz a sua parte, o todo fica cada vez mais forte. Neste diálogo, a ideia é conscientizar as pessoas para que cada produto tenha seu uso potencializado”, diz Aline Mori, diretora de marketing do empresa.

 O serviço de delivery também foi a alternativa encontrada pela empresa Maria Batom. Há dois anos no mercado de maquiagem em Brasília, as donas da marca, Aline Zuza e Marcela Nunes, vendiam os produtos apenas em lojas físicas, no Sudoeste, em Águas Claras e no Lago Norte. Agora, elas têm abusado da criatividade para vender pelas redes sociais.

“Estávamos paradas com o serviço de entrega, porque a demanda das lojas era grande. Mas, neste momento, a gente precisou retomar o delivery para continuar vendendo”, disse Aline. Segundo elas, desde a divulgação do decreto, as vendas caíram cerca de 99%. Mesmo em meio à crise, as empresárias contrataram uma pessoa para fazer as entregas temporariamente. “Ela vai de carro, toda arrumada e uniformizada. Usa máscara e luvas. E ainda leva um mimo para as clientes. É uma forma da gente manter a clientela e prestigiá-la”, afirma Marcela.

Delivery

Para o especialista em empreendedorismo, o diretor comercial da Fazendo Mais Tecnologia Avançada para Eventos, Frederico Barros, nesse momento o delivery funciona bem e é a única opção em alguns casos. “Os salões de beleza oferecem mais serviços, mas se têm produtos é preciso divulgá-los para as clientes e para pessoas também do segmento. Ouvi dizer que pessoas desse ramo estão com os estoque acabando. E isso é positivo”, afirma.

Além disso, as redes sociais são aliadas na hora de vender.  “Produzir vídeos e tutoriais explicando como aquele produto funciona faz com que a cliente se sinta bem e confiante para comprar pela internet”, diz Fred.