Correio Braziliense
postado em 27/03/2020 00:12
A Secretaria de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (26/3,) queda na coleta domiciliar de leite materno de 35%. A pasta relacionou o motivo da diminuição com o medo das brasilienses da pandemia do novo coronavírus. “A situação é preocupante, pois muitos recém-nascidos internados na rede pública de saúde precisam desse alimento para sobreviver”, informou a secretaria.
A pasta ressaltou que as mães não precisam ter medo da presença de profissionais de saúde nas casas. “Estamos cumprindo todo o rigor na coleta, tanto as recomendações das legislações de Banco de Leite Humano quanto todos os planos de contingências realizadas pelo GDF”, esclareceu a coordenadora dos Bancos de Leite Humano do DF, Miriam Santos.
A coordenadora também fez um apelo para que as doações continuem e com os cuidados necessários de higiene durante a coleta. “Lembrando sempre de proteger as vias respiratórias e de lavar muito bem as mãos”, ressalta Miriam.
A coleta de leite humano pode ser feita em casa e doado às unidades de Banco de Leite do DF. Para cadastro de doação, ligue para o Disque Saúde 160, opção 4 ou entre no site Amamenta Brasília. A Secretaria de Saúde também tem uma parceira com o Corpo de Bombeiros do DF para recolher o leite nas casas das doadoras.
Dengue
O combate a dengue também tem sido prejudicado durante a quarentena, de acordo com a Secretaria de Saúde. “Muita gente não está querendo deixar os agentes entrar, mas pedimos que não façam isso, pois este trabalho é muito importante e estamos tomando todos os cuidados necessários relacionados ao coronavírus”, diz o diretor de Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues.
Edgar informa que os profissionais seguem todos os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, além de acesso limitado às áreas externas da casa. “Neste sentido, pedimos a colaboração dos moradores, que aproveitem o fato de estarem em casa e façam essa vistoria dentro de seus imóveis, removendo os depósitos que acumulam água”, destaca o diretor.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.