Após a mudança de horário da Campanha Nacional de Vacinação, devido a problemas no transporte das vacinas contra a gripe Influenza, os postos de saúde do Distrito Federal retornam hoje ao expediente normal, das 8h às 22h. De acordo com a Secretaria de Saúde, nos dois primeiros dias de campanha, mais de 50% dos idosos do DF foram vacinados. O período de imunização vai até 22 de maio.
Para o atendimento foram disponibilizados 128 postos de vacinação. Na tarde de ontem, mais 216 mil doses referentes à segunda remessa agendada pela secretaria, chegaram à capital. A ação, antecipada devido à pandemia do coronavírus, também passou por alterações neste ano. Em alguns locais, o serviço é disponibilizado em forma de drive-thru, para o idoso que for de carro receba a vacina dentro do automóvel. Além disso, para evitar aglomerações, nesta primeira semana, a imunização é aplicada em ordem alfabética. Pessoas com mais de 60 anos que precisam de atendimento domiciliar podem agendar pelo telefone 160.
No primeiro dia da vacinação, a aposentada América Lopes, 77 anos, chegou a ficar cerca de 20 minutos na fila de um posto no Lago Sul. “Fui com a minha filha. Quando havia três carros na nossa frente, informaram que a vacina tinha acabado”. Elas decidiram ir ao Pontão. Ao chegar lá, o estoque também havia acabado. “Como é por ordem alfabética, não tinha outra solução a não ir a outro posto”, conta América. “Fomos a um na 614 Sul. O atendimento foi bem rápido, e como tenho problema no joelho, aplicaram a medicação dentro do carro”, explica.
Apesar da ordem alfabética, Dalva Passos, 80 anos, ainda não conseguiu vacinar contra a gripe. A aposentada foi até o posto da QI 23, do Lago Sul, mas a medicação acabou antes de ela ser atendida. “Fui com um casal de amigos. Ficamos uma hora esperando na fila. Quando havia uns 10 carros na frente, mandaram todo mundo embora. Informaram que a vacina tinha acabado. Como estou sem carro, vou esperar meus amigos para ir novamente”, relata Dalva. De acordo com a Secretaria de Saúde, a organização por ordem alfabética é uma forma de evitar aglomeração, no entanto, quando o idoso comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS), independente da letra inicial do nome dele, deve ser vacinado. “Isso acontece também quando um casal comparece à UBS. A orientação é que os dois sejam vacinados, para que não seja necessário retornar outro dia”, explica a nota.
Mudança
A Secretaria de Saúde comunicou na terça-feira que a vacinação ocorreria, excepcionalmente ontem, das 17 às 22h. A campanha foi afetada porque o caminhão que transportava as vacinas enfrentou problemas devido a bloqueios na estrada em Catalão (GO). A mudança de horário trouxe alguns problemas no posto da 612 Sul e afetou o aposentado Luiz Silvestre, 70 anos. "Todos nós, nessa época de pandemia, devemos evitar aglomerações. Minha esposa e eu estamos seguindo isso certinho, mas os funcionários do posto promoveram aglomeração, ainda por cima, só de idosos, ou seja, tudo que não deve acontecer", protesta. O aposentado saiu sem conseguir se vacinar.
Colaborou Jonathan Luiz, estagiário sob supervisão de Adson Boaventura
Locais e horários
Confira no site do Correio (www.correiobraziliense.com.br) os postos de vacinação e os horários de atendimento.