O segundo dia da campanha de vacinação contra a gripe começou com filas nos postos de atendimento. Na manhã desta terça-feira (24/3), idosos aglomeravam-se na porta dos pontos de vacinação. No Vale do Amanhecer, a fila seguia ao longo da rua com muitas pessoas desrespeitando a distância mínima recomendada de dois metros.
O sistema de rodízio contempla, nesta terça-feira, idosos que tenham os nomes iniciados pelas letras F, G, H, I e J, uma estratégia para que evitem-se tumultos. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal reforça a observância às regras. “Apelamos aos idosos que obedeçam à orientação determinada, exceto os casos de marido e mulher que mesmo tendo os nomes começados com letras diferentes podem ser atendidos no mesmo dia”, informa por nota.
O sistema de vacinação drive-thru foi ampliado e passou de 5 a 14 pontos oferecendo o serviço, uma inovação no sistema de imunização. E muitos preferiram lançar mão do recurso, em Taguatinga, uma extensa fila de carros aguardava pelo serviço.
As unidades de atendimento que dispõem de abordagem nos veículos são:
Asa Norte: UBS 2 (EQN 114/115 AE);
Ceilândia: UBS 5 (QNM 16, Módulo F, Área Especial), Vila Olímpica (posto volante), Sol Nascente (posto volante) e Escola Classe 66
Gama: UBS 1 (Setor Sul, Quadra 12);
Guará 2: UBS 2 (QE 23 Área Especial C) e UBS 3 (QE 38 Área Especial);
Lago Norte: UBS (Setor de Habitações Individuais Norte, QI 3);
Lago Sul: UBS (SHIS QI 21);
Núcleo Bandeirante: UBS 1 (Área Especial 3, 3ª Avenida);
Riacho Fundo: UBS 1 (QN 7, Área Especial nº 9);
Samambaia: UBS 12 (Quadra 210 conjunto 22);
Taguatinga: UBS 1 (QNG, AE 18/19).
O respeito às determinações do rodízio além de evitar aglomerações, também colabora para que todos recebam a dose da imunização. Com a alta procura ontem, primeiro dia de vacinação, muitos postos esgotaram seus estoques ainda pela manhã. Dezenas de idosos voltaram para casa sem receber a vacina.