A crescente nos casos de contaminação pelo novo coronavírus pegou muitas empresas de surpresa, e as mudanças naquelas que não tinham o trabalho domiciliar como modalidade requer adaptações rápidas. Diante desse panorama, empresários precisam se lembrar de oferecer condições para que os funcionários tenham todos os recursos de que precisam à disposição, e para que se sintam seguros durante a fase de transição.
O banco em que Ana Carolina Soares, 25 anos, trabalha adotou algumas regras para evitar a aglomeração de funcionários na empresa: metade da equipe atuam em casa durante sete dias, enquanto os demais agem na firma. Na semana seguinte, o grupo se inverte. A adaptação, por tempo indeterminado, não se resume ao ambiente profissional, mas também ao familiar. Com a mãe e o padrasto na mesma casa ao mesmo tempo, a organização passou a ser crucial. “Mudou tudo (na rotina) e, como tenho de estar à disposição para o trabalho, também deixo o celular sempre disponível”, comenta a jovem.
Professora do curso de mestrado profissional em gestão da competitividade na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vanessa Cepellos afirma que a comunicação será fundamental. Entre as iniciativas às quais os profissionais devem se atentar, ela destaca a preparação do espaço de trabalho, o comprometimento com as atividades, o planejamento do material necessário, a adoção de uma rotina e o gerenciamento adequado do tempo.
Vanessa comenta que uma área de trabalho que pareça com o escritório ou com a empresa ajudam a criar uma atmosfera profissional. “Uma dica é definir horários: que horas vai começar, ter intervalo, retornar (da pausa) e parar de trabalhar”, aconselha. “Outra coisa interessante é a comunicação com os demais, no sentido de avisar que, naquele momento, você estará trabalhando e não quer ser interrompido. Também assumimos um papel profissional se estivermos usando uma vestimenta adequada. É interessante aproveitar isso como aprendizado, para ampliar o repertório, usar determinadas ferramentas e plataformas que não usamos geralmente, estar mais inteirado com a tecnologia".