O Centro Médico da Polícia Militar poderá ser usado por toda a população durante a pandemia do novo coronavírus. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) disponibilizará médicos e enfermeiros na unidade para que civis também possam ser atendidos. A medida faz parte de mais um decreto do Executivo local, previsto para ser publicado nesta sexta-feira (20/3).
A ideia é desafogar o sistema de saúde pública da capital, congestionado por causa dos casos de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com o documento, civis e militares serão atendidos sem distinção. Além disso, ficou vedado o serviço preferencial para qualquer integrante da PM.
O Centro Médico passará a ser gerenciado pela Secretaria de Saúde, com reforços dos profissionais do Iges. O texto destaca que a medida serve para "garantir a universalidade do atendimento, os serviços da força de trabalho do Iges, em escala a ser definida em ato de cooperação a ser subscrito pelo secretário de estado da Saúde e pelo diretor-presidente do Instituto".
Casos confirmados
Nesta sexta, o número de casos confirmados de coronavírus no DF subiu para 87. Nessa quinta-feira (19/3), a capital contabilizava 84 registros de infectados, sendo 38 em mulheres e 46 em homens. Hoje, a Secretaria de Saúde aguarda contraprova de mais 15 pessoas com suspeita de contaminação. Caso sejam comprovadas, a quantidade total de notificações chegará a 102.
Com informações da Agência Brasília