Cidades

GDF interdita estabelecimentos que insistem em manter as portas abertas

Orientação é que comerciantes fechem as portas como forma de prevenção. Dois shoppings foram interditados por manter funcionamento

A equipe de fiscalização da Secretaria DF Legal foi às ruas para fiscalizar o cumprimento dos decretos que determinaram o fechamento de shoppings center, feiras e das academias de ginástica. A inspeção foi realizada por um grupo de 60 auditores fiscais, na quinta-feira (19/3). Eles percorreram todas as regiões do Distrito Federal na ação de combate ao coronavírus.

A pasta vistoriou 24 shoppings. Dois foram interditados: um no Riacho Fundo 1 e outro na Asa Norte. Houve ainda a fiscalização de 39 academias. Apenas uma, de muay thai, no Gama, foi interditada.

O DF Legal esteve em três feiras, em Sobradinho, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Planaltina. Na última, feirantes migraram para a parte externa da cobertura, o que configura feira livre, ação proibida por decreto.

A Operação Covid-19 continuará até a vigência do decreto, prevista para 5 de abril. Há três frentes de ação em conjunto com a Polícia Militar, visando impedir o funcionamento das atividades proibidas pelos decretos do DF. Neste fim de semana, haverá fiscalização nas feiras de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga.

Nos shoppings, o DF Legal inspecionou a parte comercial, alimentação, cinemas e academias. Alguns têm torres comerciais, que continuam em funcionamento, como é o caso de empreendimento da área de saúde, como farmácia, clínicas e laboratórios.

 

Com informações do DF Legal