Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 20:24
Em decorrência das orientações publicadas em decretos do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), os cartórios não atenderão presencialmente a partir desta sexta-feira (20/3). A medida serve para evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus e deve seguir até 30 de abril.
Os serviços como a emissão de certidões, de casamento, de imóvel, de óbito e de protesto poderão ser solicitadas por e-mail, telefone e pelas centrais on-line (clique no link no fim da matéria). Em casos mais urgentes, a serem julgados pelo cartório, será marcado um dia e horário para o comparecimento presencial, a portas fechadas.
Títulos de garantia para financiamentos e empréstimos, escrituras e procurações poderão ser lavradas on-line, caso o solicitante tenha certificado digital no padrão IPC-610, um padrão para assinaturas eletrônicas.
Os casamentos agendados para serem celebrados em cartório nesta sexta-feira permanecem mantidos. Os demais, marcados até o dia 30, serão reagendados. Os noivos devem entrar em contato com os cartórios para marcar as novas datas. Casais que tiverem o certificado de habilidade para casar perto do vencimento de 90 dias, terão o prazo prorrogado por mais 60 dias.
Os endereços eletrônicos de cada cartório estão disponíveis no site www.anoregdigital.com.br.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.