Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 18:43

A Secretaria de Saúde ainda não informou quantos foram por transmissão local e se houve algum contágio comunitário (quando não é possível mais identificar a origem do contágio). Na quarta, havia cinco infecções eram (teriam acontecido dentro do Distrito Federal e era possível identificar a origem). Até então, a maioria dos casos eram de viajantes que retornaram com a doença para o DF.
Do total de 84 registros, 46 são homens e 38, mulheres. Uma delas, o primeiro registro da capital, está em coma e internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Boletim da Secretaria de Saúde divulgado nesta quinta mostra que ela está em estado grave e respirando com auxílio de aparelhos.
Tipos de transmissão
Há três tipos de transmissões pelo novo coronavírus:
>> Importada: acontece quando um viajante retorna ao país e percebe-se que ele contraiu a doença durante uma viagem.
>> Local: quando uma pessoa tem contato com algum infectado e contrai a doença na mesma cidade, sem viajar. Por exemplo, uma pessoa que apresentou a enfermidade após entrar em contato com algum diagnosticado.
>> Comunitária: é quando os órgãos de saúde e o paciente não conseguem identificar onde aconteceu o contágio.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.