O número de pessoas contaminadas por transmissão local pelo novo coronavírus subiu no Distrito Federal. Nessa terça-feira (17/3), a capital registrou o primeiro caso de contágio desse tipo. Boletim da Secretaria de Saúde divulgado no início da tarde desta quarta-feira (18/3) mostra que já há cinco pacientes que contraíram a doença dentro da cidade.
Além dos casos de transmissão local, o número de notificações confirmadas também cresceu. Na manhã desta quarta, havia 33 registros, porém, o número subiu para 34, segundo levantamento da Saúde. A maioria dos contágios é importado, de pessoas que viajaram a outros países e contraíram a Covid-19.
O boletim ainda mostra que há 191 casos em investigação no DF e 94, descartados. Uma das pacientes contaminadas, o primeiro registro da capital, está em estado grave na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Nesta quarta, ela apresentou piora no quadro respiratório e precisou ser colocada em coma induzido.
Transmissões
Há três tipos de transmissões pelo novo coronavírus:
>> Importada: acontece quando um viajante retorna ao país e percebe-se que ele contraiu a doença durante uma viagem.
>> Local: quando uma pessoa tem contato com algum infectado e contrai a doença na mesma cidade, sem viajar. Por exemplo, uma pessoa que apresentou a enfermidade após entrar em contato com algum diagnosticado.
>> Comunitária: é quando os órgãos de saúde e o paciente não conseguem identificar onde aconteceu o contágio.