Cidades

Coronavírus: Delmasso sugere que passageiros façam 'juramento sanitário'

Em ofício encaminhado ao chefe do Executivo, Ibaneis Rocha (MDB), o vice-presidente da Câmara Legislativa sugeriu uma série de medidas de combate ao coronavírus

Após pedir ao presidente da Inframerica, Jorge Arruda, a suspensão de  todos voos com procedências internacional, o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rodrigo Delmasso (Republicanos) fez um novo ofício. Desta vez, o destinatário é o chefe do Executivo, Ibaneis Rocha (MDB). O parlamentar sugere uma série de medidas, principalmente, a passageiros de voos internacionais. Entre elas, está a obrigatoriedade de fazer um "juramento sanitário".  

De acordo com o documento, pessoas que chegarem ao Brasil precisarão fazer um juramento, informando o real estado de saúde. Além disso, Delmasso sugere que esses viajantes, principalmente quando voltarem de países com maior incidência da doença, como Itália e Irã, deverão permanecer em "autoisolamento" por 14 dias, mesmo que não apresentem sintomas da doença.  

Além disso, o distrital quer que os isolamentos de passageiros internacionais sejam monitorados por órgãos competentes e, em caso de violação, sejam responsabilizados criminalmente ou por meio de multa.  

No ofício, Delmasso também orienta que medidas para evitar a escassez e aumentos injustificados nos preços de produto de limpeza e higiene pessoal devem ser tomadas. “Em casos mais extremos, fixar os preços para produtos relacionados à prevenção do coronavírus, como álcool em gel, máscaras faciais e luvas”, frisou o texto.