Cidades

Projeto deixa a Vila Planalto mais verde; hoje terá mais plantio

Serão plantadas mais 60 espécies de frutas brasileiras, com a participação de alunos e professores da Creche Pioneira, da Vila Planalto

Filho de agricultor e apaixonado pelas frutas brasileiras, o advogado Claudismar Zupiroli tirou do papel um sonho antigo: criar um pomar perto de casa. A ideia surgiu e, tão pronto, ele entrou com o pedido de autorização no Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Desde 8 de janeiro, o Parque Multiuso da Vila Planalto vem ganhando novas vegetações. Foram plantadas aproximadamente 400 mudas no local. 

Na manhã de hoje, serão plantadas mais 60 espécies de frutas brasileiras, com a participação de alunos e professores da Creche Pioneira, da Vila Planalto. 

Com o apoio da comunidade local, a proposta é plantar, em três anos, cerca de mil árvores frutíferas do bioma brasileiro. “Inicialmente, tínhamos a ideia de 600 mudas em três anos, mas como estamos atingindo a nossa meta resolvemos ampliar para mais”, explica Zupiroli. O objetivo da ação de hoje é oferecer aos estudantes um contato mais próximo com a natureza, além de promover o sentimento de pertencimento, segundo o advogado. “Daqui a 10 ou 15 anos, essas crianças poderão vir e colher os frutos que elas plantaram. Terão a oportunidade de acompanhar o crescimento da planta e, quem sabe no futuro, trazer a família e amigos para visitar o pomar”, conta Claudismar. 

Cada muda plantada hoje será apadrinhada por uma criança, que terá seu nome gravado em uma plaquinha em frente à árvore. Entre as espécies estão: araçá, carambola, abacate, cagaita, cuité, figo, guabiju, jabuticaba, jambo, jaca, jatobá do cerrado, marmelo, seriguela, manga, limão e gabiraba. A proposta é juntar, em um mesmo espaço, cerca de 500 tipos de frutas nativas. “Tem muita fruta que a maioria das pessoas não sabia que existia. Então, é uma ótima oportunidade de experimentação de novos sabores. Muitos desses frutos não se encontram no mercado convencional”, afirma o criador do pomar. 

Ações


O projeto ainda engloba educação ambiental. Para o advogado, um dos eixos que pode ser explorado no local é a visitação de escolas para a discussão do bioma brasileiro. O espaço também ganhará, em sua forma final, um cantinho informativo, com livros e urna para coletar sugestões e críticas. A fase de plantio neste primeiro semestre se encerra hoje. Com o fim do período das chuvas, o trabalho será voltado para os cuidados das mudas, principalmente na rega das plantas. Uma caixa d’água foi instalada no parque para facilitar o trabalho. Também deverá ser feito o controle de formigas e manutenção da terra. 

A previsão para a implementação de novas mudas é novembro. “No final do ano, quero reunir os pioneiros que vieram para a construção de Brasília e fazer uma singela homenagem a eles”, adianta Zupiroli. E quem quiser saber mais informações ou contribuir com a criação do pomar, o espaço está aberto. A população pode doar mudas de espécies frutíferas ou contribuição de R$ 60 (que cobre o custo da planta %2b plantio placa informativa). Empresas que queiram fechar parceria também podem entrar em contato com Claudismar, pelo WhatsApp 98143-8546 ou pelo e-mail zupiroli@zra.adv.br.