O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou mais informaçõe sobre como agir em caso de percepção dos sintomas de coronavírus. Entenda o passo a passo e saiba como reagir à doença de forma eficaz:
O que fazer em caso de sintomas da doença
1. Procure a emergência da unidade de saúde particular mais próxima, ou o Hran ou o Hospital de Base, munido de máscara respiratória.
2. Informe ao profissional de saúde sob a suspeita durante a triagem e responda às perguntas sobre últimas viagens internacionais e possível contato com pessoas infectadas ou viajantes,
além de citar os sintomas.
3. Em caso de suspeita positiva, o paciente será encaminhado para o isolamento para aguardar o procedimento de teste do coronavírus. No Hran, um elevador restrito faz o transporte de pacientes com suspeita da doença.
4. O enfermeiro, munido de equipamento de proteção, deverá colher a amostra respiratória para o exame. O material colhido corresponde a uma secreção nasal. A amostra deverá ser encaminhada com urgência ao Lacen no DF.
5. Aguarde o resultado dos exames em isolamento.
6. Em caso de resultado positivo, o profissional de saúde avaliará a necessidade de internação em UTI a julgar pelo agravamento do quadro. Caso os sintomas sejam regulares, o paciente será encaminhado ao isolamento domiciliar.
7. O acompanhamento da evolução do caso será feito pela Atenção Primária de Saúde (APS), cujos profissionais receberão treinamento adequado quanto ao uso de EPI e manejo clínico. Os profissionais da APS poderão reencaminhar os pacientes para as unidades de referência, caso haja piora na evolução clínica.