Cidades

Coronavírus: Ibaneis anuncia suspensão de aulas, shows e eventos esportivos

Segundo o governador do DF, as aulas e eventos que dependem de alvará serão cancelados

Correio Braziliense
postado em 11/03/2020 19:22
Segundo o governador do DF, as aulas e eventos que dependem de alvará serão canceladosO governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, na noite desta quarta-feira (11/3), que, devido à pandemia de coronavírus, tem a intenção de suspender as aulas, nas escolas e faculdades públicas e privadas, e os eventos que reúnam grande número de pessoas.

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal () e determina a suspensão das aulas por cinco dias, a partir desta quinta-feira (12/3). A medida vale para escolas, faculdades e universidades, públicas e privadas.

Além de atingir escolas, o decreto cancela também shows e eventos esportivos que necessitam de licença do Poder Público e reúnam mais de 100 pessoas. E determina novas regras para bares e restaurantes, que deverão deixar um espaço de 2m entre as mesas. 

Ao Correio, Ibaneis disse que decidiu não proibir a realização de missas. O governador, no entanto, afirmou ser recomendável que os fiéis evitem a presença nos templos.
 

"Proteger as pessoas"

"A nossa linha é proteger as pessoas que estão com o vírus e proteger a sociedade", afirmou Ibanies nesta tarde. De acordo com o governador, não há motivo para alarde, mas que a população deve seguir o recomendado pela Secretaria de Saúde.

"O protocolo tem que ser cumprido na integralidade. As pessoas estão chegando ao balcão acreditando que o atendimento é comum. Mas ele tem que ser comunicado", alertou. 

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que não há orientação para a suspensão de aulas e eventos. "O Ministério da Saúde informa que as autoridades de saúde brasileiras estão observando o cenário dos países que já estão vivenciando a epidemia do coronavírus, como China, Coréia do Sul e Itália para orientação da resposta do Brasil à doença e a proteção da população. O Ministério da Saúde mantém permanente vigilância em relação ao comportamento do vírus no país. Até o momento, não existe orientação para fechamento de escolas e cancelamento de eventos", informa o texto. 

Segundo o Ministério da Saúde, há 74 casos suspeitos de coronavírus no Distrito Federal, além dos dois já confirmados. Até o início da tarde desta quarta-feira, o Brasil tinha 35 casos suspeitos de coronavírus, mas não há registros de mortes pela doença.

Pandemia

O coronavírus foi definido, nesta quarta-feira (11/3), em Genebra, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que o novo coronavírus é uma pandemia, devido aos surtos diversas regiões do mundo. O Covid-19 infectou mais de 110 mil pessoas desde o fim de dezembro de 2019 e matou mais de 4 mil pacientes nos cinco continentes.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags