O Projeto de Lei (PL) Programa de fornecimento de absorventes higiênicos para população em situação de rua, que propõe distribuição gratuita dos descartávies para mulheres vulneráveis, foi aprovado em segundo turno pelo plenário da Câmara Legislativa. A medida, de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), terá aopio do Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço de Abordagem Social.
A iniciativa surgiu a partir de demandas apresentadas por mulheres e assistentes sociais que trabalham no atendimento a pessoas vulneráveis. “São muito tristes os relatos que chegam até o nosso gabinete. São pessoas que não possuem condições financeiras para custear o material de higiene íntima e, na ausência de absorventes, recorrem a formas precárias de proteção”, defende o deputado.
Assistência Social
O Serviço de Abordagem Social e o Centro Pop são responsáveis pelo acompanhamento sistemático e cotidiano do segmento da população em situação de rua. De acordo com a proposta, eles vão distribuir o material de higiene, de forma gratuita e em quantidade correspondente às necessidades de cada mulher.