Cidades

Coronavírus: Distrito Federal tem 55 casos suspeitos da doença

Além das notificações em investigação, a Secretaria de Saúde informou que 22 casos foram descartados e 44 excluídos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal monitora 55 casos suspeitos de coronavírus na capital. Os dados, divulgados neste domingo (8/3), são dos registros notificados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) até 6 de março.  

O número é maior do que o divulgado pelo Ministério da Saúde, que contabiliza 24 casos. A divergência ocorre porque os dados da Secretaria de Saúde estão mais atualizados. Além dos casos suspeitos, o boletim mostra que 22 casos foram descartados e 44 excluídos.  

No DF, há apenas um caso do coronavírus confirmado. A paciente, uma mulher de 52 anos moradora do Lago Sul, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O quadro clínico dela é considerado grave e ela está com suporte ventilatório, recebendo avaliações de médicos de diferentes especialidades.  

Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente tem uma síndrome respiratória aguda severa, resultado não só da infecção, mas também de uma doença crônica que ela tinha antes do diagnóstico. A doença foi constatada na mulher na quinta-feira (5/3), um dia após ela dar entrada no Hospital Daher, no Lago Sul. No dia seguinte, ela foi transferida para o Hran.  

No sábado (7/3), o Ministério da Saúde divulgou o resultado da contraprova do diagnóstico da doença. O exame foi feito em um laboratório em São Paulo e confirmou a infecção. A paciente começou a apresentar sintomas da doença após voltar de uma viagem à Suíça e à Inglaterra. Ela chegou à capital em 26 de janeiro.