Cidades

Grita geral



BRT
Ônibus pequeno

Os ônibus do BRT no Gama passaram a ter, desde o último dia 22, uma linha semi-expressa, passando pelo Eixão e indo direto para a W3 Norte, e uma outra para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Os veículos saem do Terminal do Gama e tem um itinerário de pico, entre 5h e 8h, e das 16h às 20h. Entretanto, essa mudança trouxe problemas para alguns passageiros, como é o caso do mecânico Jonas Felipe Lima, 32 anos. “A ideia das novas linhas, eu até gostei. Mas, a execução está complicada. Eu vou para a W3 Norte em um horário, entre 7h e 7h30, que só passa micro-ônibus lotado. Seria uma boa colocar os ‘minhocões’ também nas outras linhas, além da Rodoviária do Plano Piloto”, sugere Jonas.

» A Secretaria de Mobilidade e Transporte (Semob) esclareceu que as novas linhas de ônibus, que vão do Gama para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e para a W3 Norte, são operadas com ônibus novos, todos do modelo Padron BRT, com ar-condicionado, suspensão a ar, motor traseiro, câmbio automático e wi-fi gratuito. Salientaram que esses coletivos possuem capacidade para transportar até 80 passageiros por viagem, estando dimensionados para atender a demanda. Com as novas linhas, esses passageiros passaram a ter viagens 35 minutos mais rápidas. Além disso, houve aumento de 60 horários nas linhas alimentadoras, operadas por micro-ônibus, até o Terminal de Integração do Gama, para diminuir o tempo dos usuários nas paradas.



Recanto das Emas
Passarelas quebradas


As passarelas de pedestres é de grande importância para os cidadãos, mas para isso elas precisam estar em boas condições. A comerciante Julia Santos, 28 anos, moradora do Recanto das Emas, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que uma das travessias da região administrativa está em situação precária. “A passarela está quase caindo, não tem manutenção. Está toda suja, com as estruturas quase soltando. Só vão fazer alguma coisa quando acontecer o pior, mas falta de aviso não é”, alerta Julia.

» O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) informou que deu início, em fevereiro de 2019, a obra de restauração das 56 passarelas existentes nas rodovias distritais. A passarela em questão, citada na demanda, está incluída neste pacote de obras. Todas as passagens receberão os serviços de restauração de piso, rampas, alambrados e manutenção de pintura.