A moradora do Distrito Federal infectada pelo coronavírus teve leve melhora no quadro clínico, mas continua em estado grave. A paciente de 52 anos está isolada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), respirando com ajuda de aparelhos. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, ela apresentou discreta evolução positiva, mas segue com suporte ventilatório, recebendo avaliações de médicos de diferentes especialidades.
A pasta informou ainda que a mulher possui uma síndrome respiratória aguda severa, que é resultado não só da infecção, mas também de uma doença crônica que ela já tinha antes da contaminação. Ainda não se sabe qual é essa patologia, mas estudos clínicos mostram que a Covid-19 é mais letal em quem tem outros diagnósticos. Um novo boletim deve ser divulgado nesta manhã.
O Ministério da Saúde também atualizou ontem dados referente à Covid-19 no DF. Além da moradora do Lago Sul infectada, a capital tem 24 pacientes com suspeita da doença. O número caiu entre os dois boletins do fim de semana. No sábado, eram 30 casos em análise. Essa foi a segunda queda seguida de números em observação. Desde o começo dos informes, outras 24 pessoas foram avaliadas em Brasília com suspeita, mas testaram negativo para a infecção.
Os testes estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na Asa Norte, que é a unidade de referência para estes exames. Caso algum deles aponte positivo, é necessária uma contraprova de um dos três laboratórios de referência nacional: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro; o Instituto Evandro Chagas, do Pará; ou o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
No cenário nacional, o DF é a sexta unidade da federação com mais casos suspeitos de coronavírus. No Centro-Oeste, a capital é a única com quadro confirmado de infecção e a com mais pacientes em análise. A Secretaria de Saúde enfatizou que está tomando todas as medidas adequadas de prevenção e combate. A pasta detalhou a forma de atuação quanto à Covid-19 no Plano de Contingência para Epidemia da Doença, que está disponível para a população no site da secretaria. Na próxima semana, alunos da rede pública de ensino vão participar da Semana de Prevenção ao Coronavírus, com atividades de conscientização em parceria com a Secretaria de Saúde.