GAMA
MUDANÇAS NO BRT
Os ônibus BRT do Gama ganharam, desde o último dia 22, uma linha semi-expressa, passando pelo Eixão, indo direto para a W3 Norte; e outra para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Os coletivos saem do Terminal do Gama e fazem viagens em horário de pico. Nos períodos de ida, entre 5h e 8h; e na volta, das 16h às 20h. O novo serviço causou, no entanto, causou transtornos para alguns passageiros: “Essa mudança foi ruim, péssima. Saí de casa 12h para pegar um circular até o terminal. Chegando lá, o ônibus saiu lotado. Até a floricultura é uma demora gigante, e entram ainda mais pessoas. E, para chegar à W3 Norte, é ainda mais complicado. Cheguei atrasada ao serviço. Vou ter que sair de casa às 11h para ver se consigo chegar até o ParkShopping às 13h”, protestou a atendente Izabella Coutrim, 28 anos, moradora do Gama.
» A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que a nova operação está passando por ajustes desde o seu início para proporcionar mais agilidade no deslocamento dos passageiros. Os usuários do Gama que vão para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG) no entrepico contam com 30 viagens a partir da estação BRT do Park Way. Além disso, houve aumento de 60 horários nas linhas alimentadoras até o Terminal de Integração do Gama para diminuir o tempo dos passageiros nas paradas. Alertou que, com as mudanças, quem vai para a W3 Norte passou a ter uma linha direta para o Eixão, sem precisar parar no SIG. E quem vai para o SIG passou a ter uma linha exclusiva. Com isso, esses passageiros passaram a ter viagens 35 minutos mais rápidas.
EPNB
POSIÇÃO DA PLACA
O professor Felipe Marques, 52 anos, morador do Riacho Fundo 2, diz que ficou confuso com as sinalizações de trânsito na Via EPNB. “Mudaram a posição da placa que informava o fim da faixa exclusiva na EPNB sentido Plano Piloto em mais de 600 metros e não houve nenhuma informação à população. Antes, terminava pouco depois do viaduto da via férrea. Agora, já está após o segundo semáforo”, conta Felipe Marques.
» O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou que não há alteração de local das placas da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075) desde agosto de 2019, quando ocorreu a extensão da faixa exclusiva de ônibus por decisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob). Desde então, foi feita apenas a complementação da sinalização, que já era prevista no projeto.